Interior

Pão de Queijo da Fazenda

1 kg de polvilho azedo
½ prato fundo de óleo
½ prato fundo de queijo minas curado e ralado
100 g de queijo parmesão ralado
4 ovos
1 colher (sopa) rasa de sal
1 xícara (café) de farinha de milho amarela
½ xícara de chá de leite
½ xícara de chá de água para sovar o polvilho
Coloque o polvilho numa vasilha e vá tirando os grumos com os dedos para que fique uma massa bem uniforme, acrescentando água para sovar.

Numa tigela misture a farinha de milho e o leite pare que amoleçam e aumentem de volume (o pão de queijo fica mais aerado)

Em outra panela, aqueça o óleo tomando cuidado para não deixar queimar. Despeje o óleo quente na vasilha com o polvilho para escaldar.
Misture bem e abra um espaço no centro da vasilha para acrescentar a farinha de milho que a esta altura deverá ter aumentado de tamanho e sove a massa muito bem.

Acrescente os ovos inteiros, o sal e aos poucos vá colocando leite até envolver todo o polvilho. Se necessário, acrescente mais leite até a massa obter consistência firme e delicada, lisa sem ser dura.

Em seguida, coloque o parmesão e o queijo curado até o ponto de enrolar. Unte as mãos com um pouquinho de óleo para enrolar e utilize uma colher de sopa para fazer as bolinhas, assim todas ficarão com o mesmo tamanho.

Ligue o forno numa temperatura de 200 graus.
Unte uma forma com uma pequena quantidade de óleo e coloque as bolinhas separadas umas das outras.
Leve ao forno e quando observar que as bolinhas estão levemente crescidas, diminua a temperatura e deixe corar.

Se quiser congelar, faça as bolinhas, coloque-as numa forma e leve ao freezer. Depois guarde em saquinhos com porções individuais na quantidade que quiser. Dura até 30 dias no freezer.
Preparo: 40 min
Pronto: 1 hora
Rendimento: 10
Imprimir
        Típicas
 
Baiana
Interior
Mineira
Nordeste
Norte
Sul
Sudeste
     Interior
 
Cocada de Colher
Pão de Queijo da Fazenda